Dê uma olhada na orelha do cão para ver se está muito suja.
Se achar muita cera (cerúmen) ou estiver com odor forte, procure um médico veterinário.
OTITE EXTERNA
Esta inflamação pode ser classificada quanto a sua localização: externa (ocorre com maior frequência), média e interna. Podendo ocorrer em um ou em ambos ouvidos. A Otite externa pode ser causada por infecções fúngicas; infecções bacterianas; presença de corpos externos como pelos, sujeira, água; alergias, doenças hormonais. Os principais parasitas causadores de Otite externa são Otodectes Cynotis, Demodex Canis, Sarcoptes scabiei, Notoedres cati, Cheyletiella spp e Carrapatos. Existem raças que tem pré-disposição a esta doenças, nelas podemos incluir raças com a orelha pendular como o Cocker Spaniel, raças com excesso de pelos como o Poodle, Bichon Frisé. A Otite média e interna desenvolve usualmente como extensão da Otite externa.
SARNA DE OUVIDO – OTODÉCICA
É uma doença cutânea ocasionada no ducto auditivo. Sinais característicos da presença do acaro no ouvido são irritação, plurido, levando a sarna, o animal balança a cabeça com frequência podendo ser acompanhado com gemidos. Devido à presença do parasita o animal passa a produzir mais cera. Esse excesso de cera e o traumatismo causado pelo coçar constantemente fazem com que ocorra uma inflamação nos ouvidos causando dor e desconforto. Por ser causada por ácaros (ectoparasitas) são transmitidos de um cão para outro.
DOENÇAS HEREDITÁRIAS
A Dermatomiosite é uma doença hereditária que causa inflamações dos músculos da pele ou Seborreia.
CORPOS ESTRANHOS
Objetos como pedaços de plantas, plástico, madeiras e insetos mortos podem penetrar profundamente no ouvido causando diversas infecções.
CUIDADOS COM O SEU CÃO
Existem produtos próprios para limpeza de ouvido como, por exemplo, Otedem auriclean, que além de limpar e higienizar previne o aparecimento de Otites. É importante a limpeza diária do ouvido. Qualquer alteração no ouvido do seu cão procure um médico veterinário.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO